Acompanhe a Marca SM Designer de Joias através do http://www.smdesignerdejoias.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Design, Produção e Economia

Vivenciamos cenário econômico fragilizado, com necessidade de adaptações, estimulando nossa criatividade.
Do empresário com grande time aos que operam com estrutura enxuta, as ações objetivam mesmo horizonte: estímulo do mercado, cumprimento dos compromissos e geração de lucros.
Período delicado no qual buscamos alternativas ou até novos negócios, por não podermos estagnar, porém requer movimentos com responsabilidade.
Toda a equipe, bem como o Designer de Joias, participante ativo da cadeia produtiva joalheria, deve estar em constante ampliação de conhecimentos teóricos e práticos, que os abastecerão de ideias e desvendarão soluções, fortalecendo desenvolvimento de produtos criativos além de prontos para novos desafios.
Trabalhando como contratado ou desenvolvendo marca própria, contribuirá dentro de suas possibilidades, a manter saúde financeira da empresa.
Algumas práticas comprovadamente geram economia e estão sedimentadas, como: recuperação de metais e tratamento da água pelas galvânicas.
Podemos acrescentar “Organização”, que por definição temos: “Ação ou efeito de organizar; ato ou resultado de se organizar” e envolve postura individual e compromisso entre os envolvidos.
Trata-se de mais uma prática positiva, proporcionando além de agilidade nos processos, resultados positivos perceptíveis num curto prazo e em diferentes áreas:
• Financeira – visualizamos o que pode ser utilizado, reutilizado, negociado ou descartado.
• Tempo – prioridades no topo das tarefas, rápida localização de contatos, processos e registros de custos, criação, produção, vendas, estoques, etc., atualizados e prontos para uso. (Não há necessidade de programa específico)
• Compras - levantamento da quantidade de insumos e componentes adquiridos para que haja segurança sem sobras excessivas, ideal utilização em projetos paralelos. Por exemplo: gemas.
• Possibilidade de novas frentes de trabalho. Temos empresas que além de produzirem para própria marca, prestam serviços para terceiros, aproveitando equipamento e preenchendo horas livres de seus funcionários, evitando demissões.
Clareza da situação - indica direções e possibilidades – decisões melhor embasadas
Reflexão
Paradoxo interessante:
• Maquinário de ponta dividindo espaço com equipamentos manuais,
• Modelagem em cera e especializados softwares de modelagem atendendo diferentes necessidades simultaneamente,
• Desenvolvimento de criações através de software e também desenho artístico e técnico (manual) possibilitando materialização através de diferentes processos,
• Gemas naturais, sintéticas, simulantes, a escolha do cliente
• Joias de metais nobres, folheados e bijuterias tendo seu espaço
Diferentes caminhos com possibilidades já praticadas e diferenciais a serem sinalizados ou momentos de observação, insigth e inovação.
Qual é nosso caminho na joalheria?
Independente de cada escolha, estaremos sempre envolvidos, direta ou indiretamente, com processos criativos, econômicos e administrativos. O equilíbrio é a chave.
Material palestra Silvia Machado durante Tecnogold 2016 (http://www.tecnogold.com.br/#!palestras/r7201)
Imagem: Gestão Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário