Acompanhe a Marca SM Designer de Joias através do http://www.smdesignerdejoias.blogspot.com/

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A História do Camafeu

A palavra camafeu deriva do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida. 

Os camafeus começaram a ser criados no período helenístico (Império Grego), por volta de 300 a.C., em Alexandria, Egito.

As gemas (maioritariamente em ágatas), cornalina, sarda, plasma, calcedônia, cristal de rocha, ametista, citrino e jaspe eram esculpidas de modo a formar uma figura em baixo ou alto relevo (em posição a entalhe) com o uso de raspadeiras, de cinzéis e de pedaços de abrasivo. 

Os camafeus eram usados tradicionalmente em joias (broches, pingentes, anéis, etc) ou adornos para roupas e sempre ilustrados com motivos de deuses e deusas, cenas mitológicas e figuras femininas. Mas ao longo dos anos, os grandes camafeus eram expostos nas casas e em cerimônias importantes usando vasos, ânforas, baixelas e copos. Nos tempos atuais, os camafeus são produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, do coral e da concha.

Jovens mulheres do período helenístico usavam camafeus com a imagem do deus Eros (conhecido como Cupido) demonstrando disposição ao amor e ao casamento.



No final do período helenístico e início do período imperial romano os camafeus foram usados para representar membros ilustres das famílias reinantes para afirmar o seu estatuto e poder. 

O Camafeu na Atualidade

Hoje, um camafeu não é mais relacionado com o poder e a grandeza, mas sim, usado como adorno de moda compondo diferentes looks para ser usado em várias ocasiões, seja ele moderno ou clássico, mas sem perder a característica retrô. São acessórios muito femininos e delicados encontrados em pingentes, brincos, anéis, broches e pulseiras que deixam o visual mais elegante, romântico e com muita classe. Grandes marcas de referência no mundo da moda estão resgatando esse acessório e agregando nas suas coleções em versões mais transadas e modernas de street style, por exemplo. Camafeus podem ser encontrados em loja de joias, bijoux, acessórios e brechós; mas com certeza encontramos aqueles bem especiais nos portajoias da mamãe e da vovó.




Fonte: http://joiasinvogue.com/a-historia-do-camafeu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário